segunda-feira, 5 de junho de 2017

UMA MANHÃ NO MUSEU "HOMEM DO SAMBAQUI" - GRUPO 6

Quando falamos que iríamos a um Museu, as crianças ficaram muito ansiosas. Mas, a ansiedade ultrapassou o portão da creche e foi até em casa, pois as crianças foram logo pedindo para os pais assinarem a autorização do passeio. Tudo assinado, agora é hora de ir.
Chegando lá percebemos os olhinhos curiosos e observadores das crianças ao entrarem no espaço onde havia uma exposição de objetos e alimentos da cultura indígena. Ali aprendemos algumas palavras de origem indígena como: maracujá, mandioca, abacaxi, abacate, urucum... Vimos também, que os índios utilizavam o tronco da árvore Garapuvu (símbolo de Florianópolis), para fazerem uma canoa. Sim, bastava um tronco para modelar uma canoa. Em seguida, subimos muitos degraus para chegarmos até o Museu.
“O Museu do Homem do Sambaqui é um lugar que nos proporciona uma viagem aos longínquos tempos, há mais de quatro mil anos, e nos causa admiração pela presença das descobertas realizadas pelo padre e pesquisador jesuíta João Alfredo Rohr, SJ. O Museu guarda e cuida com carinho um rico material histórico, educativo e acadêmico; tudo o que é exposto torna-se um instrumento mediador de educação, aprendizagem e conhecimento, tanto para crianças e jovens que iniciam seus estudos, como para os que se encontram em etapas mais avançadas de estudo, como os graduandos, professores e pesquisadores.”
Dentre os materiais históricos, vimos esqueletos de adultos e crianças (alguns encontrados na praia da Tapera), mandíbula de baleia, dentes de tubarão, animais empalhados, escritas rupestres... Foi um momento rico de conhecimento e aprendizagem que, com certeza, despertou ainda mais o interesse de buscarmos  conhecer o que fez e faz parte da nossa história.
E, por fim, aprendemos que a palavra “Sambaqui” significa um monte de conchas.
 


 




  



    

Um comentário:

  1. Muitas experiências e vivências maravilhosas com as crianças do grupo 6.

    ResponderExcluir