quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Hoje é dia de teatro! Viva Cabra Cabrez e a Formiga Valente

A peça de teatro Cabra Cabrez foi apresentada pelas professoras da Creche Idalina Ochôa como mais uma das ações planejadas pela comissão do Projeto Coletivo Contação de Histórias e Biblioteca. Mensalmente nas reuniões pedagógicas as comissões se reúnem e planejam ações que serão desenvolvidas ao longo do referido mês, proporcionando momentos significativos as crianças, qualificando ainda mais o fazer pedagógico, ampliando o repertório e contribuindo no desenvolvimento integral das crianças.


 Relato da Professora Denize de Educação Física:

Nesta quarta feira um grupo de professoras da creche apresentou para todas as crianças, a história da “Cabra Cabrez e a Formiga Valente”. Inicialmente a narradora ficou interagindo com as crianças,  elas atentas, demonstravam grande satisfação e entusiasmo.


 Foi uma apresentação rápida, porém muito animada, pois a cada personagem que entrava tocava uma música que as crianças acompanhavam batendo palmas. Até os bebês, que geralmente se assustam com fantasias, na sua maioria, não se assustou muito, poucos choraram.



No final as professoras se apresentaram, citando os seus personagens, e as crianças interagiam dizendo que logo haviam reconhecido as professoras, depois convidamos as crianças para dançar conosco, não vieram muitas, a grande maioria eram crianças dos grupos maiores. Foi muito bom! As crianças adoraram!! E os adultos também!!

16ª Festa de Integração com as famílias

A vida no campo e a relação de seus moradores com o meio ambiente, enquanto produtores numa relação de sustentabilidade foi a temática escolhida para a nossa 16ª Festa de Integração com as Famílias da Creche Idalina Ochôa, que aconteceu no último dia 26/09. Ao longo do mês as crianças tiveram a oportunidade de pesquisar e conhecer os modos de vida, a cultura e a importância do campo na produção de alimentos e na preservação do meio ambiente.
 A festa representou mais uma etapa do trabalho desenvolvido pelas professoras. Com alegria crianças, seus familiares, profissionais e convidados tornaram a festa em mais um evento onde tod@s participaram das propostas, garantindo o objetivo de promover a interação da comunidade educativa.
O dia foi repleto de atrações. Veja alguns momentos:
Na abertura a Diretora faz as boas vindas as famílias com uma contação de histórias.

O musical "Linda Rosa Juvenil" foi coreografada pelas crianças do G1 e seus familiares. Parabéns a apresentação estava maravilhosa!


Será que no futuro haverá flores? A música Herdeiros do Futuro foi apresentada pelo grupo 6. Parabéns crianças e professoras!

Tivemos vária oficinas: a construção de desenhos com elementos da natureza, de massinha, de sabão com a reutilização de óleo de cozinha e também a oficina de papel reciclado.

Oficina de massinha. As crianças e suas famílias tiveram a oportunidade de aprender a fazer e brincar com as massinhas.

Reutilize o óleo de cozinha, pois além de economizar na compra do sabão você ajuda a preservar a natureza!

A reciclagem do papel também foi uma oficina bastante frequentada. Além do consumo consciente deste material é possível reciclar!

Tod@s juntos,  parceiros na preservação da natureza!
Tivemos uma linda homenagem a funcionária Isolete, nossa querida Caia que contribuiu por muitos anos em nossa creche e irá se aposentar em breve. Obrigada Caia, você merece todo nosso carinho!

Vamos construir uma ponte em nós... esta foi a música apresentada pelo grupo 4. Nossos artistas mirins fizeram sucesso na apresentação. Parabéns!

Tivemos ainda a apresentação do grupo 5 interpretando a música com alegria. (em breve fotos)
A zumba fez o maior sucesso: adultos, crianças, funcionários e familiares se juntaram em um coreografia articulada. Agradecemos ao grupo pela disponibilidade e pela alegria que coordenou esta maravilhosa oficina.

O brechó foi mais uma das oficinas com o objetivo de conscientizar sobre a preservação dos recursos naturais e desenvolver a solidariedade, pois quando não precisamos mais de algo poderemos doar e/ou comprar com um preço bem acessível: o que não uso mais pode ser útil por mais um tempo a outra pessoa.  Agradecemos as doações, os clientes e a comissão organizadora do espaço.


A companhia de teatro coordenado pelo Nei da COMCAP, realizou uma apresentação envolvendo adultos e crianças, na conscientização sobre o cuidado com o meio ambiente e o modo como cada um de nós pode colaborar para a manutenção da vida em nosso planeta.



Tivemos também a participação da Pastoral da Criança da Costeira com uma oficina de culinária utilizando o reaproveitamento de alimentos. Hum delícias preparadas e degustadas pelos participantes em seguida.
Nosso café de acolhida no período da manhã e de despedida no período da tarde foi incrementada com as receitas da oficina acima citada.
Enfim, o dia de festa foi intenso, repleto de atrações e alegria. Certamente ficarão lembranças significativas para nossas crianças deste dia especial.


O sucesso foi resultado de um trabalho planejado, articulado, com a participação de cada profissional, colaborador e familiar de nossa comunidade educativa. Parabéns a tod@s nós!


quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Interação das sensações - 16 de setembro 2015



 Na biblioteca o grupo 5/6 organizou um ambiente com balões coloridos, e compridos, lanternas e tiras de tnt, com óculos e de binóculos de celofane, num ambiente em que a visão era estimulada todo o tempo.





Grupo 6 – Profªs Nívia e Simone
Espaço: Massagem e Audição.
“Vivenciar novas sensações e sentir novos aromas foi o que as crianças tiveram a oportunidade de sentir no cantinho da massagem.
O espaço organizado e a tenda na sala despertaram nas crianças o interesse em participar da massagem, feita pelas profissionais, utilizando também aparelhos diferentes, como: o rolinho, massageador, dentre outros.
O aroma de lavanda, risos, diálogos com os amigos que esperavam sua vez invadiu a sala, e com certeza proporcionou novas possibilidades de interação no espaço da creche.” 


 Na sala do grupo 6, tecidos de tnt coloridas, colchões, músicas suaves e aromatizante, tornaram o ambiente da massagem aconchegante e convidativo.

 Na sala do grupo 3, as professoras organizaram espaço de aromas e sabores, em que as crianças tentavam identificar os cheiros e gostos dos alimentos oferecidos.



Registro 3 – Grupo 3 – Profªs Kellyn e Mayara
“Na sala referência onde tivemos a interação das sensações  olfato e paladar foi presenciado principalmente pelas crianças dos grupos maiores.
A grande maioria das crianças acertava os cheiros e gostos, porém o cravo, a canela e alecrim não souberam identificar.
Foi muito divertido quando sentiam o gosto do sal, faziam careta e falavam “que salgado!” O G2 também esteve em nossa sala com as professoras, mas somente três crianças quiseram participar desta.”

 E no espaço externo da Ed. Física organizamos um tapete sensorial com lixa, fibra de enchimento, areia fina, areia grossa, folhas secas, água gelada e água morna, depois de secar os pés, as crianças ainda tocavam com as mãos em potes pequenos: fibra, lixa, areia, feijão, painço.


As crianças que por ali passavam demonstraram grande satisfação em sentir diferentes texturas com os pés, principalmente quando passavam na água gelada e depois morninha, a procura por esse ambiente foi bem grande, e tinham crianças, principalmente dos grupos maiores que ficaram repetindo o percurso diversas vezes.
A turminha do G2 também participou pela manhã, e o primeiro lugar que passaram foi o espaço do tapete, a maioria deles passou, porém alguns sentiram medo e não passaram.




Registro 2 – Grupo 2 – Profªs Anique e Cláudia
“As crianças do G2 passaram no tapete das sensações, gostaram também do olfato e o paladar e da visão.
Adoraram a visão ficaram brincando com os balões, vendo os binóculos e curtindo as cores.
Apresentaram medo e receio, pelo desconhecido, arriscaram algumas crianças com o incentivo das professoras em participar das interações.





Foi uma interação bem tranquila e organizada, as crianças se envolveram em todos os espaços, explorando e conhecendo diferentes sensações, e as professoras dos grupos estão de parabéns pela organização e grande empenho, não esquecendo também da valiosa colaboração/participação das professoras Sidéria e Lúcia. 





sexta-feira, 4 de setembro de 2015

2ª Interação Literária


Desenvolver e instigar a criatividade, imaginação e o gosto pela leitura foi um dos objetivos da interação literária planejada coletivamente na reunião pedagógica do dia 24/08 e realizada no dia 03 de setembro.
Com criatividade e comprometimento as professoras organizaram contações de histórias simultaneamente. As crianças visitavam os espaços, ouviam histórias e musicais, interagiam com o cenário. Foi um dia repleto de novidades.
Matutino:
Na sala do G2 a professora Anique contou a história "Leitura de Mundo" com fantoches e personagens inusitados.

 Na sala do G3/4 a professora Cristiane contou a história "João, o feijão". Ao som dos instrumentos musicais o enredo se desenrolou...Teve até plantio de sementes.

 Na sala do G6 a professora Schayane apresentou a história da nuvenzinha com teatro de sombras.

 Um caminho repleto de imagens de doces e guloseimas levou nossas crianças até a biblioteca em uma "casinha" que a bruxa Josiane contou a história de João de Maria. Teve até "momento de carinho" das crianças aos cabelos roxos da bruxa boazinha. 

Vespertino:
Entre narrativas e músicas  na sala do G1, a professora Cintia contou a história "Chapeuzinho Vermelho".


 Na sala do G3 a professora Kellyn e a Diretora Marilda apresentaram a cultura da Ilha, incluindo o musical "Perdi Meu Anel no Mar", presenteando cada grupo com uma toalha de mesa que foi colocada na mesa do refeitório.


 Dessa vez o caminho da biblioteca convidava as crianças  a conhecerem a história "A última árvore", contada pela professora Elizabeth.


Na sala do G4, com um cenário bem interativo, a professora Cleide contou a história "A bruxa Malvina" que cuidava da natureza.  



Parabéns as professoras pelo comprometimento. Para as crianças foi um dia repleto de curiosidade e imaginação.

 

Mutirão com as famílias

Aconteceu no dia 22 de agosto. Conforme segue o convite enviado as famílias.

CONVITE
Mãos mirins, mãos gigantes. Uma mão ajuda no processo, várias mãos aceleram a conclusão.
Para um mutirão voluntário. Quem puder e tiver, trazer ferramentas para o trabalho.
Quando: dia 22 de agosto- sábado
Horário:  das 8:30h às 12:00h
Ações:
·         Espalhar areia no parque;
·         Plantar mudas de árvores frutíferas;
·         Mexer e remexer a horta -refazendo canteiros , plantando novas sementes e mudas (aceitamos doações) ;
·         Afixar prateleiras;

O espaço da horta foi reorganizado com mudança nos canteiros, plantio de mudas, construção da composteira.


A areia espalhada nos parques deixou o espaço mais convidativo a brincadeira.


E as floreiras! Deixaram a entrada mais colorida. Um convite aos visitantes.



Adultos e crianças com esforço e alegria revitalizaram os espaços.




Agradecemos a tod@s que participaram do mutirão. Doaram seu tempo e trabalho em prol de uma causa comum: Tornar o espaço da creche atrativo e funcional as nossas crianças. Valeu a força!

·