domingo, 8 de junho de 2014

Mostra de Cinema

No dia dois de junho tivemos a oportunidade de participar da 13ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

As crianças tiveram a possibilidade de ampliar o repertório cultural com filmes adequados a idade, com linguagem divertida e com características diferentes daqueles que geralmente são disponibilizados pela mídia de canal aberto.



Agradecemos ao Mapa das Artes e a coordenação da Mostra na pessoa da Ana Lúcia que possibilitaram nossa participação.


Cultura Mexicana

Foi a cultura estudada no mês de maio: arte, cultura, literatura, história enfim os diferentes aspectos  que compõem o México. A decoração é produzida por cada grupo a partir do assunto estudado que tem demonstrado envolvimento e responsabilidade deixando o espaço alegre e acolhedor. A programação do dia 29 foi organizada  da seguinte maneira:

Apresentação: Dança MEXICANA do grupo 4 matutino.
   

Parabéns Grupo 4 pela linda apresentação!

Ao som do violão da mexicana Cris.

    As oficinas nas salas e espaços externos aconteceram no período vespertino foram as seguintes: Oficina de adereços mexicanos (bigodes) organizada pelos grupos  G5 e G3/4 foram elementos utilizados na caracterização de adultos e crianças no Estúdio fotográfico organizado pelos grupos G2 e G4/5.


Tivemos ainda a danceteria típica com músicas mexicanas organizada pelo G6 e G2/3

 O cardápio oportunizou a experimentação da culinária mexicana, mas sem descaracterizar a Portaria da Alimentação. Delícias a base de frutas e legumes.

     
      E para fechar o dia com chave de ouro tivemos a brincadeira da piñata, típica no México nas festas de aniversário. As crianças se divertiram muito com a brincadeira.
    Nossas festas temáticas culturais tem se tornando muito significativas com muita pesquisa, brincadeira e ampliação de repertório. Agradecemos o comprometimento de tod@s os profissionais.

Dia Sobre Rodas

Aconteceu no dia 21 de maio. Neste dia as crianças trazem para a creche seus brinquedos como bicicletas, skate, patinetes entre outros para brincar nos espaços externos tanto no pátio quanto na rua próximo a creche. O objetivo é oportunizar a interação entre pares da mesma e de diferentes faixas etárias, adultos e crianças visando a brincadeira, a troca, a ampliação dos movimentos. Configura-se em momentos de descontração e experiências.

 No espaço da ed. física organizamos as motocas para os grupos menores, algumas crianças trouxeram suas próprias bicicletas, outras que não trouxeram usavam as da creche ou emprestado dos amigos, as professoras ajudavam nas negociações, nos grupos menores foi mais tranquilo, pois os maiores sempre resistem mais ao empréstimo.




Dessa vez levamos os cones para demarcar o espaço com cordas (bem melhor) na rua próximo a CLEMAR, o espaço estava tranquilo e limpo. As crianças que trouxeram brinquedos e o seu grupo estava programado para participar no contraturno, puderam brincar dentro do espaço da creche, nos parques.


Também incluímos as crianças que foram pra creche no período em que sua turma já havia participando, para que pudessem participar com outro grupo, por exemplo, oportunizamos assim a interação dessas crianças com outras crianças de outros grupos. 

Além das bicicletas das crianças, levamos o patinete, uma bicicleta, arcos, cordas e pneus como opção para aquelas crianças que não levaram brinquedos. 

Café com as famílias

Este ano de 2014 iniciamos o projeto acolhida e despedida com o objetivo de:
Propiciar a interação entre as crianças e seus pares, crianças e adultos, tornando o espaço da creche seguro, prazeroso  e acolhedor.
No dia 07 de maio a proposta do dia era organizar um café para as famílias no final da tarde, proporcionando a participação e recepção dos familiares. 
A proposta envolveu desde a culinária no período matutino em que as crianças  juntamente as auxiliares de sala fizeram as receitas de bolo, em seguida foram a feira com as professoras de sala e as profissionais readaptadas, compram frutas. No período da tarde fizeram os sucos para então recepcionar as famílias ao final da tarde no momento da busca.
Agradecemos a tod@s pelo comprometimento na elaboração e efetivação da proposta.
O projeto acolhida e despedida é uma das metas do projeto de gestão 2014/2016, atualmente coordenado e efetivado pelas auxiliares de sala, tem tornado estes momentos prazerosos e significativos para as crianças, agregando maior qualidade no atendimento as crianças da Creche Idalina Ochôa. Parabéns a tod@s por garantir e qualificar o projeto.
Em breve fotos.

sábado, 7 de junho de 2014

Reunião Pedagógica

No dia 02 de maio tivemos nossa Reunião Pedagógica, no qual tivemos a participação da professora Dra. Jimena Furlani (UDESC) abordando as questões referentes a gênero, diversidade e sexualidade.  Várias questões foram elucidadas e o grupo esteve bastante participativo.
Agradecemos a participação da professora e ressaltamos a importância da formação nas reuniões visando a qualificação profissional, bem como a proximidade da universidade com o espaço educativo da creche num projeto de extensão de qualidade, com profissional renomada. A comunidade Idalina Ochôa agradece a iniciativa e participação da professora Jimena, nos colocando à disposição para novos debates e retornos em nossa creche.

E para finalizar a apresentação e as discussões Jimena trouxe para a reflexão a seguinte frase "Comece a vida respeitando as diferenças".

Além da Professora Jimena tivemos no dia 28/03 a participação da Kellyn (Direitos Humanos) e atualmente temos a parceria da Regina Ingrid (NDI UFSC) na proposição de oficinas ao longo do ano.

No tatame 2

Tivemos a apresentação do judô em nossa creche. Coordenada pelo professor Glauber as crianças que participam do projeto de judô no Colégio Idelfonso Linhares estiveram presentes em nossa creche. Deram um show de habilidades, por sua vez Glauber oportunizou o conhecimento do esporte, bem como a base cultural japonesa do judô. 


As crianças aproveitaram para aprender algumas palavras em japonês, num clima descontraído e acolhedor. Parabéns pela iniciativa e agradecemos a disponibilidade.

Cultura Alemã

Foi pesquisada, vivenciada pelas crianças no mês de abril no qual culminou na festa do dia 29/04 com apresentações, oficinas e um cardápio especial.

A danceteria ao ritmo das bandinhas alemãs fez o maior sucesso.


Os Músicos de Bremenn contados pela professora Cida encantaram as crianças.


A Branca de Neve e a Bruxa não podiam faltar. Aliás, descobrimos que vários clássicos da literatura infantil tiveram origem no folclore Alemão.


A decoração foi feita com muito carinho e criatividade pelos grupos de crianças a partir da pesquisa relacionada as características da Alemanha.


Hum delícias da cultura alemã compartilhadas após um dia cheio de atrações.

O grupo 6 por sua fez a apresentação de dança ao ritmo de música alemã.


Casas com floreiras são típicas da arquitetura alemã, também com castelos e contos fantásticos.

 

O Futebol também é um esporte bastante apreciado na Alemanha. Por isso também organizamos uma oficina de chute a gol.


 

 No espaço do G5 tivemos a apresentação de imagens com projetor, propiciando as crianças uma visualização significativa desta cultura.