segunda-feira, 31 de março de 2014

República de Camarões

Este foi o país estudado para a elaboração da temática do projeto feliz aniversário que está aliado ao Diversidade Étnico Cultural. Os grupos fizeram pesquisas a respeito do assunto e a organização ficou assim:

Matutino: Apresentações:
1ª Teatro: “A Bonequinha Preta” – Grupo 4/5;
2ª Dança Africana – Grupo 5.
Vespertino: Oficinas Africanas e parabéns coletivo, com lanche especial.
Registro:
No período matutino tivemos a apresentação dos grupos 4/5 e 5, respectivamente.
 Muitas crianças ficaram curiosas e agitadas, mas no momento da apresentação ficaram atentas e animadas, alguns bebês se assustaram com o grande número de crianças e barulho, mas as professoras do G1 e G2 cuidavam deles com carinho para que se acalmassem, a apresentação do teatro a Bonequinha Preta foi um sucesso, as crianças estavam envolvidas e empenhadas em fazer o melhor, e assim foram: As crianças deram um show.




Na apresentação da dança africana do G5 não foi diferente, as professoras Márcia e Shirlei se envolveram na organização e troca das roupas das crianças, que foram empolgadas apresentarem em roda na maior concentração, foi surpreendente, muito legal!!! 



 No período vespertino organizamos as oficinas no espaço do parque de areia em três mesas: Oficinas de penteados, pintura facial, tererê e desafios corporais no circuito.                                               
· O circuito funcionou no espaço da ed. física, com arcos suspensos, pneus, túneis, cubinhos, trave de equilíbrio e as cadeirinhas para completar o percurso. Crianças de diferentes grupos passaram por ali, enfrentando com coragem os desafios propostos, alguns só passavam pra correr, outros ficaram durante muito tempo e as crianças menores curtiram as músicas africanas que tocava neste espaço, os bebês saiam individualmente e foram somente para a pintura do rosto.




“Na mesa dos penteados os meninos queriam ficar bem arrumados (amassar ou arrepiar os cabelos), com “looks” modestos ou bem ousados. As meninas, pediam tranças, rabos, birotes, tudo pra chamar a atenção e parecerem ainda mais lindas.
As professoras, sempre passavam por lá, incentivando e encorajando as crianças ficando admiradas com a beleza dos pequenos.
Essa oficina trouxe autoestima às crianças, que sempre chegavam sorrindo e mostrando e mostrando o que haviam feito:
- Professora faz uma trança?
- Eu quero igual a da ........!
- Eu quero aquele enroladinho (birotes).
- Coloca meu acessório? (tererê)
E assim diferentes tipos de laços, presilhas, pentes, creme de pentear e gel iam compondo um visual harmonioso, estiloso e bonito.
Ah... Faltou o espelho...
Que nada, corriam na sala do lado para espiar o visual. Afinal queriam conferir se estavam realmente prontos para a festa de aniversário.




Delícias da culinária de Camarões e o parabéns coletivo.


Valeu a participação e comprometimento de tod@s.

Segundo o relato de algumas profissionais:
“A oficina de tererê aconteceu a partir das 14:40 no espaço externo da creche. A oficina em si foi muito boa, as crianças que participaram conseguiram fazer o que queriam.
 A concentração tomava conta de todos, mas o problema foi o espaço e a quantidade de crianças para dar atenção, muitas ficaram sem fazer, alguns grupos nem passaram por lá, precisaria de mais profissionais na oficina para atender a demanda de crianças, para assim podermos dar a atenção necessária e explorar mais esse espaço.
Já  a ”Professora Josilene relata: Acredito que deveríamos repensar esses pontos, principalmente no espaço e quantidade de profissionais, pois requer bastante envolvimento nos dias de interação, pois a maioria dos grupos está envolvida nas oficinas.

Interação – brincadeiras com água colorida


A interação aconteceu no dia 10 de março de 2014 com o objetivo de oportunizar interação entre crianças de diferentes idades tendo a com a água enquanto elemento da natureza ao experimentar sensações diversas e percepções de cores e quantidades variadas.
As propostas planejadas foram:
Banheira;
Bonecas e elefantes;
Mangueira;
Chuveiro de garrafa.
Registro:
                No período matutino organizamos os espaços com: Música, 4 elefantes com água colorida com corante comestível, bonecas para as crianças lavarem, garrafas com água colorida com diferentes cores e quantidades, chuveirinho de cano e bolinha de sabão.
                Primeiro trouxemos os bebês (G1) e G2/3, deixamos para chamar os outros dois grupos depois, para não assustar muito os bebês. As crianças do G2/3 se envolveram mais com o chuveiro, mangueira e bolinhas de sabão, alguns também choraram. Depois vieram os grupos 4 e 5, que aproveitaram mais os espaços, principalmente as bolinhas de sabão, os elefantes (bem disputados) e as garrafas coloridas que era o maior desafio das crianças que queriam abri-las de qualquer maneira, mas cuidamos para mantê-las assim para que os grupos da tarde possam usar também.




 No período vespertino as crianças dos grupos 2 e 3/4 foram os primeiros a chegar e tudo estava pronto à espera dos pequenos que se encantaram com a água colorida nos elefantes e nas garrafas, a bolinha de sabão também encantou os grupos, as crianças também se encantaram com os copinhos, no chuveirinho de cano, as bonecas não fizeram muito sucesso entre as crianças.
                Num segundo momento foram os grupos 4/5 e 6, pois além dos grupos menores, também pensamos no agravante do número de crianças no espaço. Neste tempo, algumas crianças não quiseram sair da sala para participar. Uma das professoras do grupo acompanhou as crianças. Neste momento os grupos se interessaram bastante pelos elefantes com água colorida, as garrafas tentando abrir todo o tempo e bolinhas de sabão, também o chuveirinho atraiu a atenção de muitas crianças.

     

                Conseguimos segurar as garrafas até o fim, mas como eram os últimos grupos as crianças do G6 puderam abrir as garrafas e tiveram grande alegria em derramar a água colorida nos seus corpos e elefantes.

Festa Fantasia



Sol e véspera de feriado tudo a ver com música e diversão e na creche não poderia ser diferente, desta forma no dia 28 de fevereiro teve festa à fantasia, oportunizando as crianças extravasaram suas energias. brincarem e interagirem com outros amigos.
 A professora Denize organizou o espaço expondo as fantasias em araras, nas cerquinhas e baldões. no chão sobre o tapete, chapéus, tiaras e máscaras e no centro uma mesa com maquiagens e produtos de cabelo fizeram a alegria dos pequenos. para os bebês tapetes emborrachados com brinquedinhos das salas.


Os pequenos dos grupos 1 e 2 abriram a festa timidamente e aos poucos foram entrando no clima dançando com as professoras, vestindo fantasias ou mesmo explorando o espaço com curiosidade.

O grupo 1 estreou no projeto interação com curiosidade observando o espaço e o movimento sentados no tapete emborrachado arrumado especialmente para eles. Alguns bebês aceitaram fantasiar–se, bem como se aventuraram fora do tapete. Enquanto que outros ficaram chorosos precisando de atenção especial.




Os grupos 5 e 6 chegaram animados e a maioria com fantasias de pirata, baiana, super-heróis, bailarinas e fadas deixando a festa mais animada, com isso os bebês começaram a chorar e voltaram para suas salas.
Quem não estava vestido a caráter assim que viu as fantasias expostas foi procurar uma para festar.

Os meninos vestidos de super-heróis incorporaram os personagens, correndo, guerreando e escalando as janelas. Teve quem veio com sua fantasia de casa mas encantou-se pelas fantasias e apetrechos expostos e não hesitou em experimentar.
A fila para penteados e maquiagens ficou quilométrica sendo esta função foi bem desempenhada pelas professoras Renata e Márcia L.
Algumas crianças escolheram os cantinhos formados pelas araras para brincar, outras preferiram o cantinho do aparelho de som.
As crianças não se mostraram interessadas em dançar, preferiram organizar suas brincadeiras, experimentar fantasias e incorporar personagens.
Foi um dia de diversão e encantamentos.
 Responsável pelo registro, professora: Márcia E.

Banho de Mangueira



Foi a primeira interação deste ano de 2014. Devido aos dias quentes e o período de inserção em que algumas crianças iniciam sua trajetória na creche, enquanto que outras reencontram os amigos do ano anterior, as profissionais planejaram uma proposta de interação coletiva, aliando o prazer e as descobertas de brincadeiras com água, além de promover o encontro torna o espaço da creche atrativo, alegre e de construção de saberes.

Os bebês do G1 em um banho de piscina.

Espaço da educação física preparado para as brincadeiras.


Bolinha de sabão fez sucesso.


Banho de elefante com brinquedos diversos.


Chuveirão.


Tivemos também gelatina com brinquedos e frutas submersas. A brincadeira e a interação estavam garantidas!