segunda-feira, 28 de outubro de 2013

No Tatame

No dia 22 de outubro tivemos uma apresentação de judô em nossa creche. A iniciativa partiu do professor de judô Glauber que desenvolve um projeto no Colégio Idelfonso Linhares, é pai de uma criança na Creche Idalina, no qual alguns dos atletas do projeto também frequentam nossa creche.

Judô tem origem oriental, exige disciplina, técnica e concentração...


... Movimentos precisos, aliados a música deixaram a plateia atenta e surpresa.


Aprendemos um pouco sobre a história, algumas palavras e músicas japonesas.

 

Crianças e adultos puderam ampliar o repertório cultural de modo lúdico e divertido. Agradecemos ao professor Glauber pela contribuição, em tornar real o evento em nossa creche.  Maiores informações para participar do projeto, entre em contato conosco.


Como nasce um livro?


As crianças dos grupos 5/6A e B descobriram em  uma visita ao Espaço Papel Mundo. Na ocasião as crianças puderam  conhecer  desenhos  de outros autores  expostos nas paredes daquele espaço, que fizeram parte do esboço da criação de obras literárias: não basta escrever um livro é preciso saber representar a história, com técnicas de desenhos diferenciadas é possível contextualizar o cenário, personagens e dar vida ao livro. 


Ao mesmo tempo que eram incentivados a descrever,  sobre os desenhos, suas próprias  conclusões e ideias a respeito da imagem que estavam vendo.



Ter uma ideia acontece quando imaginamos algo fora do comum, além do que conhecemos.


As crianças manusearam objetos que aguçavam sua percepção para o mundo da fantasia.


Um livro nasce com muita imaginação do autor e o ilustrador dá vida a história.


Elaine, responsável por todo aquele momento tão especial, deixava claro para as crianças, que no mundo da imaginação tudo é possível! Elaine contou histórias e levou o grupo para conhecer a “CAIXA MÁGICA. As crianças entravam na caixa escura e com as mãos tateavam, descobrindo e aguçando suas ideias e curiosidades.



Foi sensacional! Um passeio para ficar na memória de nossas crianças para sempre.


sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Festa de Aniversariantes

Aconteceu no dia10 de outubro. A temática cantiga de rodas foi explorada pelos grupos que culminou em algumas apresentações das crianças. Foi um momento muito significativo de interações, alegrias e brincadeiras.

A canoa virou por deixar ela virar... foi o ritmo apresentado pelo grupo 1.

Tin do le lê foi coreografado pelo grupo 3. 



A Linda Rosa Juvenil, Juvenil, alegre em seu lar, em seu lar... foi a apresentação do grupo 4A.


 Tivemos ainda as apresentações: Como pode um peixe vivo viver fora da água fria (G3/4). A cabana (G4B), Cirandeiro, cirandeiro ó (G5/6A) e Dança de Roda (G5/6B).

A cabana foi coreografada pelo grupo 4B.


O cirandeiro, o cirandeiro ó a pedra do seu anel vale mais que ...


Dança de roda.Que menina é aquela que entro na roda agora, ela tem um remelexo que valha Deus Nossa Senhora....  Roda pião bambeia pião.


Adultos e crianças se divertiram com  momentos de entretenimento e alegria. Nossa festa foi show. Parabéns a todas pelo comprometimento e organização tornando a proposta possível.



Teatro Isnard Azevedo


Com o objetivo de ampliarmos o repertório cultural das crianças realizamos um passeio ao Festival Isnard Azevedo. No período matutino o grupo 4B assistiu ao espetáculo De Banda pra Lua no Teatro Álvaro de Carvalho. Já no período vespertino o grupo 4A assistiu a peça Expresso Caracol no circo da Bilica. Agradecemos aos organizadores por proporcionar estes momento de contato com a cultura.

O elenco De Banda pra Lua se apresentando no palco.


Profissionais e crianças aproveitaram o momento de magia e fantasia proporcionado pela peça.


A Lua e São Jorge interagindo com a plateia.


Agradecemos aos artistas pela sensibilidade e aos profissionais por oportunizar as crianças o contato com a arte cênica e a cultura.


No período vespertino o grupo 4A assistiu a peça Expresso Caracol, onde a proposta era trazer o diferente, o inusitado aliado a comédia.

O Parque sob Cordas

A organização de parque planejada pela professora Denize de educação física, trouxe desafios sobre cordas.  As crianças se divertiram muito com brincadeiras de pular corda, cabo de guerra, cama de gato, falsa baiana entre outras. Veja alguns momentos:

Puxa daqui, puxa dali.... O cabo de guerra foi diferente, por ser uma corda bem grande, várias crianças brincavam ao mesmo tempo.


 As cordas em diferentes espaços proporcionaram inúmeros desafios e brincadeiras de: subir, descer, escalar, passar por baixo, por cima...


Pulando corda.


Esta cama de gato fez o maior sucesso!


Denize coordenou a  falsa baiana. Equilíbrio, concentração e força para superar os desafios.



Interação Cantigas de Roda



No dia 07 de outubro aconteceu a interação com o objetivo de ampliar o repertório cultural  e de brincadeiras. As cantigas de roda contaram com a participação de crianças e adultos. Foram propostas as seguintes cantigas:
                 

A dança de roda envolveu crianças de diferentes idades. Com uma letra coreografada, meninos e meninas cantaram, dançaram e representaram papeis e se divertiram pra valer.


Esta é a história da serpente... embalou o ritmo, o movimento e a brincadeira no parque da frente.


A dança da cadeira também foi bastante frequentada por crianças de idades diferentes, durou a maior parte do tempo da interação.

Ainda tivemos como propostas as músicas Escravos de Jó e Tin do le lê, porém um curto tempo de duração.
Parabéns aos envolvidos pelo comprometimento e envolvimento na ampliação de repertório cultural de nossas crianças.