sábado, 13 de julho de 2013

Festa de Aniversário: Contos de Fadas

Aconteceu no dia 10 de julho e foi organizado pela comissão dos grupos 2 e 5/6B.

Para entrar no clima, adultos e crianças estavam caracterizados de personagens dos contos de fadas.


Apareceram os mais diversos figurinos. Aguardavam o baile à fantasia.


Como num castelo o banquete foi preparado. Fadas, princesas, reis, bruxas... enfim toda a corte e os personagens fantásticos compareceram a festa.


A oficina de animais de balões foi um sucesso.


Em seguida o Teatro João e Maria. Organizado e apresentado pelas professoras incrementou a festa.


A história foi adaptada, enfatizando a preservação ambiental. Os personagens que não sabiam, passaram a cuidar da natureza.


Parabéns aos personagens, que com muito carisma e criatividade proporcionaram alegria e encantamento a nossas crianças.

Mais uma vez, ressaltamos que o sucesso da festa é resultado de um trabalho coletivo e compromisso de tod@s profissionais. Parabéns Idalinetes.

Projeto Corpo Humano

As crianças do grupo 5/6B do período vespertino dos professores Tercília e Edson, realizaram um passeio na UFSC, no Laboratório de morfologia. O objetivo do passeio era ampliar conhecimentos a  respeito de como nosso corpo funciona, a função de cada órgão, entre outros.

A equipe do MIB nos recepcionou.


Isadora explicou que nosso corpo é composto de células, músculos, ossos e sangue. E boa parte dele é água.


Apresentou cada órgão, suas características, funções e importância no corpo.


A aula foi maravilhosa. As crianças ouviam atentamente as explicações, manuseavam o material e perguntavam com muita curiosidade. Ainda pudemos observar no microscópio as células do sangue e de um vegetal. Agradecemos ao setor de morfologia e aos profissionais da UFSC pela oportunidade. 


terça-feira, 2 de julho de 2013

Interação: Massagem e Jogos de Mesa

Aconteceu no dia 01/07 período matutino.  A referida interação apresentou como propostas: Massagens relaxantes com creme hidratante e com aparelhos de massagens.


Crianças e adultos puderam aproveitar o momento de "soltar o corpo e tranquilizar" em um espaço aconchegante.

Os jogos de mesa: integração e sociabilidade com crianças de outros grupos possibilitaram o sucesso da proposta.

 Além disso, foram oferecidos fantasias e perucas, com muita música e diversão. As crianças se envolveram pra valer, usaram a imaginação para se tornar reis, princesas, palhaços, mágicos, herois e tudo que a criatividade permitisse.
As propostas aconteceram nas salas de atendimento e no hall.

Teatro Três Porquinhos

Aconteceu no dia 27/06. O grupo 5/6B vespertino,  dos professores Tercília e Edson, organizaram e apresentaram o teatro "Três Porquinhos".

Família Porquinhos....


Passeando pela floresta resolvem construir suas casas.


As casas foram construídas com diferentes materiais: palha, madeira  e tijolos.


O Lobo mudou-se para a comunidade. Foi a casa de cada Porquinho ... soprou... soprou... e casa derrubou.


Aliás, não derrubou a casa construída de tijolos.  E o Lobo ainda caiu no caldeirão. Depois disso, não tentou derrubar a casa de mais ninguém... Ufa!!!


Parabéns crianças e profissionais do G5/6B. O teatro foi um sucesso!!!

Interação: Sensações

Aconteceu no dia 24/06 no período vespertino. A interação teve como objetivo proporcionar o contato com diferentes materiais, bem como as diferentes sensações experienciadas pelas crianças. Cada espaço foi organizado pelas profissionais, no qual as crianças teriam acesso mediante a entrega de uma ficha colorida (igual a cor na porta de cada oficina). Inicialmente a orientação causou algumas dúvidas, mas no decorrer da proposta e sob o acompanhamento e encaminhamento dos adultos, as crianças puderam aproveitar e curtir todas as novidades e sensações que cada espaço oferecia. 

Hum... quantos sabores e delícias!!!!

No hall, as professoras de Educação Física, Denize e Poliana, coordenavam desafios corporais. 

Se organizando para ouvir os diferentes sons... uuuuuuuu... chuá, chuá... zum, zummm...

Nossa!! Quantas imagens coloridas em preto e branco. Pessoas e lugares conhecidos e desconhecidos... acho que encontrei até minha foto aqui. Que legal!!! Espaço visual, foi assim: cheio de surpresas.

 Espaço do Paladar

Adivinhe o sabor!

Qual é o cheiro?


Quantas experiências e vivências possibilitaram a ampliação do repertório das crianças? Inúmeras!!!

Parabéns a tod@s participantes!!!

Interação: Desafios Corporais



Esta interação aconteceu no dia 17/06 período matutino. Os espaços foram organizados com o objetivo de proporcionar desafios às crianças que puderam extravasar suas energias.

No espaço da educação física foi montado um circuíto com os blocos, banquinho servindo de escorrega, colchonetes e os túneis. Este espaço foi eleito o preferido das crianças.

Uau... Esta cama de gato estava bem desafiadora!!!


Será que eu consigo?



No hall foram retiradas as mesinhas e inicialmente foi organizada a brincadeira da dança das cadeiras e após as crianças ficaram dançando e correndo. 

No G4B foi montada uma cama de gato com elástico entrelaçado em duas araras.
 As crianças do G1 e G2 se liberaram abrindo as portinhas e se misturando aos maiores, Enrico e Fabrício do G2, mais tímidos, preferiram ficar na sala, se arriscavam dando uma espiadinha, mas quando convidávamos à vir para o hall corriam para o interior da sala.
O berçário foi munido com rolos de espuma e colchonete para a interação dos grupos 1 e 2. 
O espaço organizado no berçário foi transferido para o hall e foram colocadas bolinhas, colchonetes, rolos de espuma e o bercinho com móbile mas os bebês se mostraram à vontade em compartilhar o espaço com os maiores que por sua vez se divertiram a cuidar dos pequenos.

Foi uma manhã intensa as crianças se divertiram, distribuíram energia e aproveitaram os espaços. As professoras também procuraram se envolver participando na organização das crianças e brincadeiras.