sexta-feira, 19 de abril de 2013

Passeio na Escola do Mar

 O passeio a Escola do Mar aconteceu no dia 15/04/2013 com o grupo 5/6A. A saída está atrelada ao projeto  “Ilha da Magia”, desejamos, já que estamos trabalhando o Meio Ambiente como tema geral da nossa Creche, e em sala especificamente a Ilha de Florianópolis, seus pontos turísticos e suas belas praias.
Desta forma objetivamos:
·         Proporcionar as crianças o contato com a natureza, conscientizando-as sobre a importância da preservação do Meio Ambiente
·         Observar e Vivenciar as belezas que nossa Ilha tem, suas águas e faunas marinha. 

Crianças estavam maravilhadas com o passeio.


Do barco puderam observar as paisagens de Jurerê Internacional, Daniela, Forte, Ilha do Francês. Também foi possível observar o cultivo de ostras.


Além das profissionais da creche, alguns 2 familiares acompanharam o passeio.


Agradecemos a parceria dos profissionais da Escola do Mar.


Teatro O grande Rabanete

O teatro aconteceu no dia 18/04/2013 e foi coordenado pela professora Cristiane. O Vovô plantou um rabanete na sua horta. O tempo foi passando e o Vovô revolveu a terra, regou, enfim cuidou com carinho de sua plantação...
 O rabanete cresceu e o Vovô foi colher. Mas, cavou, puxou e não conseguiu. Então resolveu chamar a Vovó para ajudá-lo.
 Os dois não conseguiram arrancar o Rabanete da terra. Então foram pedindo a ajuda de todos que passavam por ali: a Netinha, o Cachorro, o Gato...
 E adivinhem de quem foi a ajuda do personagem fortão? O Rato. É possível!!!
 Todos se deliciaram, experimentando o Rabanete colhido na horta. Hum que delícia!!!
Parabéns a equipe pelo sucesso da proposta que divertiu a plateia.

Interação: Contação de Histórias - Princesas modernas, lobo bom, bruxas do bem e muito mais!!!

No dia 15/04 realizamos mais proposta uma interação entre os grupos de crianças da Creche Idalina Ochôa. A proposta para este dia foi contação de histórias. Os espaços com cenários e personagens caracterizados, colaboraram para que as crianças viajassem para o mundo da fantasia. Teve Princesas modernas (data show), Lobo bom,   Bruxas  do bem, Galinha Ruiva  e muito mais!!!
 Veja alguns momentos:
   Foram muitas as surpresas, a começar pela bruxa que estava andando no parque. Pela manhã, as crianças ficaram eufóricas, chamando-nos para vê-la. Imagine só à tarde com galinha ruiva, lobo bom, bruxinhas do bem e tantos outros personagens que circulavam por toda a creche. Onde tinha um grupo de crianças reunidas lá também um personagem.  
 Olhares curiosos, com medo, surpresos e felizes diante de tantas novidades. Houve degustação de bolo e milho cozido, no teatro da galinha ruiva, as crianças, não queriam perder nenhuma proposta uma melhor que a outra, confirmava entre as conversas e sorrisos relembrando as histórias. 

Parabéns aos profissionais que colaboraram para o sucesso das propostas!!!!

Projeto Natação em 2013












Recebemos a doação de 90 roupões do Corpo de Bombeiros, para a saída da piscina.














quarta-feira, 3 de abril de 2013

Algumas vivências: Do plantio a degustação do bolo de milho

Falando em plantio, o grupo 4A está com muita disposição de experimentar...
Bem iniciamos com o plantio do milho para perceber o processo de germinação e crescimento da planta.

 

Sabe aquela história da Galinha Ruiva... Além de apreciar a história que só a professora Luciana sabe contar, com magia, empolgação...Rendeu muito:



Passeio na feira do bairro para compra do milho...

Degustação do milho cozido...

Preparo coletivo de mais uma deliciosa receita: o bolo de milho!



 E, por último, a Catarina levou o grupo para o plantio do milho no cantinho do parque...

                              Agora é molhar e acompanhar o crescimento do milho!!!

Observando a germinação em sala.

Veja como cresceu!!!!

 


... Será que teremos que colher o milho para fazer aquela deliciosa receita???

Do cheirinho e bolo a plantação na horta

Após a experiência do G4A em realizar a receita do bolo de laranja, em que foram exploradas as texturas dos ingredientes e observado a transformação da mistura até o processo de cozimento e degustação... o grupo então resolveu fazer uma visita a horta da creche.

Hum que delícia!!! Ainda mais quando todos participam no preparo da receita...


A visita teve como objetivo conhecer o espaço, ver se havia algum canteiro disponível para o plantio. Chegando lá as crianças exploraram o espaço da compostagem com muitas minhocas, centopeias.

Após, as crianças foram preparar o canteiro para o plantio de cebola, salsinha e cenoura... Que tal fazer um bolo quando tiver a colheita da cenoura? Esta é a intenção das professoras Luciana e Catarina!!! Ficaremos no aguardo para experimentar mais uma receita...

Benefícios da chuva no G4A

Além de molhar as plantas e refrescar, a areia do parque ficou uma delícia para brincar... vamos experimentar e criar???

Depois de muito sol... A chuva

As crianças do grupo 4A das professoras Luciana e Catarina ficaram curiosas em saber de onde vem a chuva? Por que chove?

" A chuva vem do céu, lá da nuvem... quando fica escuro... e é gelada... eu não quero ir lá, vai molhar muito... tá frio... olha, o parque tá todo molhado...


... o sol foi embora né?... Não ele tá escondido atrás da nuvem escura."


 E então as professoras exploraram a partir da curiosidade e formulação de hipóteses das crianças. O assunto deu pano pra manga....

Trouxe da praia

 Fim de semana na praia uma mamãe do grupo G4A, das professoras Luciana e Catarina, lembrou de colaborar com o projeto meio ambiente, naquele momento tinha como foco a praia.

 Trouxe camarão, siri, casco de caramujo e conchinhas para que todos pudessem tocar, sentir o cheiro e observar.


  Luciana criou um suspense, aguçando a curiosidade das crianças.

Resultado: algumas quiseram pegar nas mãos, outras preferiram apenas olhar. Pudemos ouvir o barulhinho do mar no casco do caramujo.

Aproveitamos para conversar sobre o que pertence ao ambiente da paria e o que não pode ficar por lá... o lixo produzido por nós...

Festa de aniversariantes

Aconteceu no ultimo dia 26 de março de 2013. Organizada pelas profissionais dos grupos 3/4 e 5/6A temática estava relacionada a praia e ao verão, em consonância com o projeto maior deste semestre, que é meio ambiente.

 As Propostas foram:
-  Bolinhos de areia no parque de areia;

  Desenho no muro de azulejo: espaço dos chuveirões.



Frescobol e vôlei: espaço da educação física;



Sala do artesanato. com elementos marinhos e contas.

As crianças curtiram muito o cenário, em especial a areia da praia que foi usada como                 elemento da decoração.

 Agradecemos a todos os envolvidos que proporcionaram momentos prazerosos e de ampliação de repertório as crianças.


Interação Dia da Beleza


Esta interação foi desenvolvida no dia 01/04/2013.
A professora de Educação Física e do G5/6A organizaram o canto das fantasias: heróis, heroínas, princesas, fadas, bruxas... proporcionaram uma viagem ao faz de conta. Este espaço foi apreciado por meninos e meninas.
O grupo 2 chegou na interação com muito choro, mas alguns deles se sentiram à vontade e  ficaram interagindo com as crianças maiores.

Professoras do G3 e G3/4 organizaram o penteado. As crianças adoraram. Sofia do G2 até passou creme no cabelo das amigas. A maioria das crianças interessadas eram as meninas.



As professoras do G5/6B e a Angélica organizaram o cantinho da pintura de rosto e nos braços tatuagem. A maioria das crianças interessadas eram as meninas. Mas, com o passar do tempo e a observação dos meninos, eles foram conquistados e começaram a participar desta oficina também.

O grupo 4B organizou a pintura de unha. As meninas foram as mais interessadas.

Parabéns a todas pelo sucesso da proposta!!!