terça-feira, 23 de outubro de 2012

Brincadeiras Infantis

Foi a temática planejada para a interação do dia 18 de outubro entre as crianças (e adultos) da Creche Idalina Ochôa. O objetivo era resgatar brincadeiras antigas, mas que também fazem parte do repertório das crianças. A Silvana registrou os momentos de interação que envolveram as brincadeiras:

Pulando amarelinha. Veja como é que se faz!


A cantiga de roda envolveu os participantes.


Pulando elástico.


A amarelinha tem regras, exige movimentos precisos e muita atenção!


Dança da cadeira diferente.


Tivemos ainda brincadeiras com corda e circuito de obstáculos. A amarelinha ficou por conta das crianças do grupo 4 explicar aos colegas como brincar. Pular corda e elástico ficou o grupo 5/6 responsável por explorar os materiais, ensinar aos menores como era a brincadeira e recriar músicas a partir daquelas já conhecidas. Já a dança da cadeira ganhou outras regras, diferentes das convencionais em que o objetivo era dançar, brincar, interagir e se divertir sem se preocupar com a disputa de lugar para sentar. E, para finalizar professora Sil deixa seu recado: " Quando interajo com o outro, parte de mim fica nele, parte dele fica em mim e com esta troca cada um encontra sua própria essência, pois todos somos um".(autor desconhecido)

Passeio a ASSINFRA

Aconteceu no dia 17 de outubro o passeio à Base Aérea com as crianças dos grupos 3 aos grupos 5/6. O dia estava lindo com o sol radiante em um espaço diferente da creche. As crianças tiveram a oportunidade de explorar o espaço com brincadeiras livres e dirigidas pelos adultos, além de se deliciar com um piquenique coletivo. A tarde foi curta pra tanta diversão. Veja:









domingo, 21 de outubro de 2012

Passeio ao Horto Florestal



Aconteceu no dia 17 de outubro com os grupos 3A e 3B. Que tarde gostosa! O dia estava lindo!    

Lá fomos nós passear novamente de Topic, para a felicidade geral da turminha.


                       Chegamos ao parque e logo na entrada encontramos um lago cheio de tartarugas        e muitos patos que andavam ao nosso redor.

Seguimos o caminho lindo rodeado de árvores e chegamos às redondezas de outro lago, onde vimos coelhos, macaquinhos, mais tartarugas e também jacarés, adultos e filhotes.


Em seguida exploramos a academia e ficamos um bom tempo no parquinho, brincando  nos balanços, areia, escorregadores...


Veja a alegria das crianças explorando os diferentes espaços.



 Já cansados, fomos lavar as mãos e fazer nosso lanche, que com a colaboração das famílias, estava delicioso. Compartilhamos sucos, biscoitos e bolos. Hummm! Mas não foi fácil fugir dos pombinhos que nos rodeavam em busca dos farelos que caíam. Então acabaram ganhando um pouquinho também. 

Momento curiosidade.

 Satisfeitos e contentes, retornamos a nossa creche, onde sentamos novamente para tomar mais sucos e comer biscoitinhos. Maravilha!

sábado, 20 de outubro de 2012

Show do Grupo Cultural Roda Viva

No dia 16 de outubro tivemos a paresentação do grupo Roda Viva com o espetáculo Tambombrincá em nossa creche. Confira alguns momentos:

A música e a diversão estão garantidas.


Os vários ritmos musicais.


História de bruxa e pescador.


Músicas e lendas indígenas.


Que figuras! O português Manuel e suas histórias.


O bumba meu boi veio ampliar o repertório cultural de nossas crianças.


No final do espetáculo, tod@s puderam dançar e se divertir em companhia dos artistas.



A tarde foi de muita surpresa e diversão. Também teve dançarina, palhaço, perna de pau, motorista... A cada personagem que o espetáculo trazia a surpresa e apreensão ficava estampada no rosto das crianças. Precisávamos acompanhar atentamente cada minuto para acreditar no que estávamos vivendo. Parabéns aos artistas pela criatividade ao envolver a plateia. Voltem sempre.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Caminhada da Paz


Realizada no dia 09 de outubro a Caminhada da Paz envolveu as crianças, os profissionais, familiares e comunidade em geral do bairro Carianos. As unidades envolvidas foram: As Creches Idalina Ochôa e Monteiro Lobato, o NEI Zilda Arns e o Colégio Idelfonso Linhares. As crianças vieram vestidas de branco, construíram faixas e outras atividades para representar a Paz como o caminho a seguir. Tivemos o apoio da Banda da Base Aérea e da Guarda Municipal. Veja alguns momentos:

A comunidade participando da caminhada.


Personagens do Boi de Mamão da Creche Idalina Ochôa representam a cultura da Ilha.


Adultos e crianças das 4 unidades educativas envolvidos.


A Creche Monteiro Lobato envolvida com dizeres, bandeiras e flores brancas.


O NEI Zilda participando com um colorido especial: com balões vermelhos representou a paz em nossos corações.


A Banda da Base Aérea  incrementou a caminhada com diversificado repertório musical.


Não há um caminho para a paz. A paz é o caminho. (Ghandi)


Com o apoio da Guarda Municipal orientando o trânsito, a Caminhada da Paz foi um sucesso!!! Agradecemos a tod@s os participantes.


segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Bruxa, Bruxa venha a minha festa

Esta foi a história dramatizada pelas profissionais da Creche Idalina Ochôa no dia 04 de outubro de 2012. A proposta de interação para os grupos de crianças era a dramatização da história, o baile à fantasia e o karaokê seguido de um lanche especial. Todos vieram vestidos a caráter.
A história baseada no Livro Bruxa, Bruxa venha a minha festa tem como principal personagem a Menina que está de aniversário e sugere fazer uma festa. Mas, pra ter festa precisa ter convidado! Então ela tem uma ideia e sugere convidar a Bruxa. Ao chamado da menina e das crianças aquela horripilante, de voz estridente, com uma risada assustadora, chega chamando a atenção de todos, causando medo e curiosidade ao mesmo tempo. Quem será esta Bruxa?

Ao ser convidada para a festa, a Bruxa que só iria se a Menina convidasse o Espantalho. O Espantalho? Sim aquele da plantação!


Em seguida cada personagem foi convidando um amigo para participar. O Espantalho convidou a  Branca de Neve, que convidou o Lobo, que convidou o Fantasma, que convidou o Pirata que por sua vez convidou a Vovozinha! E assim seguiu...


Também apareceu por lá o Boi de Mamão, a Maricota e a Bernuncia. Mas, falta alguém para a festa? Quem? Todas as crianças da creche!


Após o parabéns com bolo faz de conta, os personagens do teatro pousaram para a foto.


Reconhece esta pata? Esta pata é de um personagem suspeito de querer devorar a Vovozinha. Cuidado!


Repetimos a peça no período vespertino.


Dessa vez a Cuca também apareceu. E o Lobo tava faminto!


Ao som de músicas que os caracterizavam, cada personagem ia entrando no salão.


Após o teatro teve baile do mundo da fantasia com desfile e cantoria. O Lobo muito animado, coordenou a locução.


Veja quantos convidados compareceram.


Branca de Neve trouxe as filhas.


E os mais variados personagens das histórias infantis desfilaram.

 A proposta foi muito significativa e as crianças puderam viajar pelo mundo da fantasia. Parabéns pela organização e participação de tod@s.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Passeio ao Zoobotânico de Brusque


Aconteceu na sexta-feira dia 28 de setembro o passeio ao zoobotânico de Brusque para o grupo 6 algumas familias e profissionais da Creche Idalina Ochôa. As crianças apreciaram muito o passeio, por haver muitos animais lá. Leia alguns depoimentos:

BRUNA: “gostei do porquinho da índia, do parque, da cobra, também gostei da aranha peluda, do camaleão, da raposa, do leopardo, do jacaré, dos cisnes, da tartaruga, a arara e do pavão.”
JEFFERSON: “gostei da galinha, do pato, também gostei do porquinho da índia, do lobo da selva e do gato (do mato).”
GIOVANNA: “gostei do gorila, da onça,do gira-gira (brinquedo do parque), da aranha, da cobra, do jacaré e da raposa.”
 Conheça o local: