terça-feira, 17 de abril de 2012

João Bactéria

         Na Creche Idalina Ochoa temos o projeto estrutural coletivo Educação Ambiental que envolve o cuidado e reciclagem do lixo, a horta e arborização. Entre as parcerias temos a presença da Agronoma Letícia que no dia 29 de março trouxe como proposta a construção de uma mini composteira em garrafa pet juntamente com os grupos de crianças, explicando o processo e a função da mesma no reaproveitamento do lixo orgânico. As crianças curtitaram muito a experiência.
          No dia 16 de abril a proposta teve continuidade com o plantio de mudas de alface, cebola, salsa e o plantio de sementes.
         O grupo 5/6 no período vespertino participou juntamente com as professoras Rejane e Giovana demonstrando muito interesse e curiosidade sobre como o João Bactéria iria nascer e se desenvolver.  

              O grupo produziu o texto coletivo:

          O João Bactéria mora na terra e precisa de uma casinha para crescer. Nessa casinha tem palha para ficar quentinho e confortável, cerragem para ele respirar, terra com João Bactéria, cascas de frutas e verduras para ele se alimentar e crescer.
          Depois repete tudo, coloca terra, a cerragem e a palha. Ele é muito importante, mas se as crianças colocarem a mão na terra e  depois colocar a mão na boca faz mal.

        Veja alguns momentos do grupo cuidando da composteira, do João Bactéria e realizando o plantio na horta: 





Despedida de verão

                 Para muitos parece ser loucura, no entanto, para outros é pura diversão. Brincar de boneca e carrinho já é bom, imaginem juntar tudo isso com água! Vira uma bagunça muito referescante  e divertida.
                 Assim foi o dia 19 de março no grupo 2 das professoras Juliana, Claudia e Heloisa.
                 " Colocamos 2 potes de água e xampú para as crianças brincarem na sala. Foi só alegria!!!" As crianças jogando água para cima, no cabelo do amigo, no chão, lavando bonecas e loucinhas, enfim.
              Ao final da proposta começamos a guardar os materiais e as crianças resistiam e choravam, pois queriam continuar na folia... Acabou... Mas com certeza fechamos o verão com chave de ouro.
             Pretendemos repetir novamente a brincadeira contando com a parceria das professoras de sala e a participação da Edileusa que nos ajudou a organizar o espaço.